top of page

Sua forma como um “x” direciona o usuário ao ponto convergente do complexo: a lagoa. Ao final do edifício, uma estrutura flutuante visa a proporcionar ao usuário a sensação do movimento oscilatório da água, afirmando a presença da Lagoa da Pampulha como símbolo para a construção do Infopoint

​

A forma conecta os percursos já existentes, levando as pessoas à descoberta sensorial de cada informação. Sendo uma construção-curva em que a curva em si é o edifício. Ela refere-se conscientemente a obra precursora do arquiteto Oscar Niemeyer, em que a curva era presença constante em suas obras.

​

A construção cria um “interior externo”.  A obra não possui paredes rígidas como fechamento, sua forma cria um jardim central que toma as características de praça. Os acessos foram pensados em conformidade com os passeios já existentes, de modo que o transeunte adentre o edifício e seja convidado a percorrê-lo. 

InfoPoint

PAMPULHA

Coautoria: Helisson Salviano       Colaboração: Lucas Menezes 

O terreno está localizado a pouco mais de 500m da Av. Alfredo Camarate, com aproximadamente 1550m². Do InfoPoint tem-se a possibilidade de visualização da igrejinha da Pampulha, do Iate Tênis Clube, dos Estádios Mineirão e Mineirinho, da praça São Francisco de Assis e da Lagoa da Pampulha 

Conceito-ESPAÇO

O intuito aqui é que o usuário percorra o edifício enquanto contempla o meio onde se insere. Tratando-se de um espaço que traz informações do próprio lugar, nada mais explicativo que voltar a atenção ao entorno, para que o usuário VIVENCIE a Pampulha ao longo dos diferentes níveis que a curva sinuosa do InfoPoint lhe proporcionam.

Conceito - FORMA

A forma surge com um gesto de demarcação do sítio. Assim como se escolhe um local no mapa com um X, neste caso, demarca-se formalmente o centro de informação da Pampulha. Ao visitar o local, o usuário tem contato com a história e o acervo cultural deste local que participou da vanguarda artística e arquitetônica do Brasil.

bottom of page